seg. ago 19th, 2019

Vale do Rio Doce avisa Ministério Público sobre risco barragem em Cocais/MG

Mais uma barragem pode se romper em Minas Gerais. O Ministério Público do Estado de Minas fez uma série de recomendações à mineradora. A ideia é deixar clara a situação à população de Barão de Cocais.

As informações sobre o possível rompimento foram obtidas pelo Ministério Público junto à companhia, que descreveu a deformação como sendo no talude norte da Cava de Gongo Soco. O Ministério Público do Estado de Minas fez uma recomendação à mineradora, na última Quinta-feira (16), para que adote imediatamente medidas para deixar clara a situação à população de Barão de Cocais.

O Ministério Público fez uma série de recomendações para a empresa, entre elas para que a Vale comunique por meio de carros de som, jornais e rádios com informações claras, completas e verídicas qual a real situação do sistema. A Vale também deverá manter posto de atendimento 24 horas nas proximidades dos centros das cidades mineiras de Barão de Cocais, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo.

Em um comunicado divulgado pela empresa ontem (16) a Vale do Rio Doce afirmou que não há, até o momento, elementos técnicos que garantam que há uma falha no talude Norte da Cava da Mina Gongo Soco e que vá desencadear a ruptura da Barragem Sul Superior. A empresa elevou o nível de alerta da barragem para 2 no dia 8 de fevereiro e, posteriormente, no dia 22 de março, para 3.

Com informações de: Portal EBC.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: