dom. jul 21st, 2019

Polícia Federal nas ruas para cumprir ordens de prisão na 61° fase da Operação Lava-jato

A Polícia Federal saiu às ruas hoje mais cedo para cumprir mandados de busca e apreensão. Operação é a 61° fase da Lava-jato.

A Polícia Federal (PF) está com efetivo de cerca de 170 homens nas ruas desde hoje (08) cedo para cumprir mandados de busca e apreensão, expedidos pela 13° vara federal de Curitiba/PR, contra funcionários que trabalham no Banco Paulista. A Operação Lava-jato entra em sua 61° fase mirando esquemas de lavagem de dinheiro na instituição.

Além dos três mandados de prisão preventiva, são cumpridos 41 de busca de apreensão nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Essa fase da operação foi denominada ‘mamom’ -referência bíblica feita por Jesus Cristo ao culto do dinheiro e à ganância.

Segundo o site da Polícia Federal, desta vez, o objetivo foi apurar um grande esquema de lavagem de dinheiro praticado por altos funcionários de um banco, os quais, por meio dessa instituição financeira, faziam a contratação de empresas de fachada, que emitiam notas fiscais e contratos fictícios para justificar serviços não prestados e assim camuflar pagamentos feitos e recebidos pelo banco no exterior.

Uma vez pagos, tais empresas, com ajuda de doleiros remetiam numerário para exterior por meio de operações tipo dólar-cabo, conferindo assim aparência de legalidade às operações e obtendo, deste modo, dinheiro em moeda estrangeira com aparência legal.

Os três funcionários do Banco Paulista trabalhavam nas áreas de câmbio, diretoria de operações de câmbio e o último era diretor geral da instituição. As investigações tiveram início a partir de depoimentos e colaborações colhidas de três administradores de uma instituição financeira no exterior que atuavam ocultando capitais em operações criminosas em favor do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht.  

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: