ter. jul 16th, 2019

Senado finca posição por CPI Lava-Toga

Parlamentares se manifestaram sobre instalação da CPI “Lava-Toga” e pela independência dos Poderes da República, após Gilmar Mendes pedir providências a Dias Toffoli contra fala do Senador Jorge Kajuru no final de Semana.

No último Domingo (17), dia em que aconteceram diversas manifestações pelo Brasil contra a decisão do STF que poderá pôr criminosos corruptos em liberdade, em entrevista a uma Rádio, o Senador Jorge Kajuru acusou o Ministro Gilmar Mendes de vender sentenças.

A constituição do Brasil garante imunidade parlamentar aos Senadores e Deputados Federais, ou seja, o que eles falam não pode ser passível de punição jurídica.

Mesmo assim, o Ministro do STF -que parece se enxergar como um ser superior a tudo e a todos- pediu a Dias Toffoli, presidente da corte, que tomasse providências cabíveis quanto às acusações feitas pelo Senador.

O pedido foi motivo para que ontem (19) vários senadores se manifestassem em favor da lei de imunidade parlamentar e fincassem posição contra os desmandos do Poder Judiciário Brasileiro.

O Senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) disse que “está ocorrendo uma agressão ao Senado” e que[a fala do Ministro Gilmar]v “é uma afronta ao Senado e aos seus membros“, que está na Constituição da República e é prerrogativa do estado de direito. Ele também mencionou que a agressão partiu do Judiciário e não do Legislativo e lembrou da interferência do poder Judiciário na eleição da casa, no início de Fevereiro.

O Presidente da casa, Davi Alcolumbre, mencionou que sua fala para os veículos de comunicação no últimos dias, foi no sentido de que o país não passa pelo melhor momento para instalação de uma CPI que poderia gerar atritos entre os poderes. Ele reafirmou que aceitaria uma investigação parlamentar, desde que atenda o número regimental de assinaturas.

Alcolumbre assegurou que não aceitará interferência de outro poder na casa e conclamou o Judiciário a respeitar a soberania do Senado Federal, se solidarizou com Jorge Kajuru e exigiu respeito pela casa.

Acompanhe todas as falas clicando aqui.

1 thought on “Senado finca posição por CPI Lava-Toga

  1. TODOS TEM O DIREITO DE FALAR LIVREMENTE O QUE PENSAM, ESPECIALMENTE OS PARLAMENTARES, MENOS O BOLSONARO QUE FOI CONDENADO POR FALAR UMAS VERDADE PARA A MARIA DO PRESIDIÁRIOS.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: