qui. maio 23rd, 2019

Caso Agnelli: Morte, denúncia de corrupção e demissão da Vale por Dilma

A Vale, empresa que está diretamente ligada ao desastre da cidade de Brumadinho – MG, foi privatizada em 1997, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Porém o que poucos sabem, é que a empresa, agora privatizada, ainda tem forte influência do governo brasileiro, principalmente durante os mandatos de Dilma e Lula. Este controle está indiretamente ligado por meio de fundos de pensões e acordos com o Banco Bradesco.

Durante o péssimo governo de Dilma, a ex-presidente, com forte influencia sobre a Vale, através do Bradesco, fez com que Roger Agnelli fosse demitido, após o mesmo, enviar uma carta a então presidente da república,informando sobre os casos de corrupção que ocorrera na cidade de Parauapebas, que na época era administrada por um prefeito do PT.

Com Agnelli a frente da empresa de exploração de minérios, a Vale, chegou a estar no terceiro lugar no ranking das maiores mineradoras do mundo, gerando na época, mais de 100 mil empregos diretos. Além disso, com a gestão do ex-executivo, a Vale chegou a passar a Petrobrás em valorde mercado em 2010,o que era inédito.

Segundo a ex-presidente Dilma, a demissão de Agnelli, foi por conta de corte de gastos, e que sua carta seria uma mera coincidência na época de sua demissão.

Dessa vez, Roger Agnelli, vem mais uma vez à tona, agora por conta de sua morte, no dia 19 de março de 2016, o executivo sofreu um acidente de avião na zona norte de São Paulo e faleceu. Coincidência ou não, acreditem se quiser, a aeronave, onde estava o ex diretor da Vale, não tinha caixa preta, dificultando e muito a investigação do acidente que lhe custou a vida. Talvez se Agnelli não tivesse sido demitido pela péssima influência de Dilma, tragédias como a de Mariana, poderiam ter sido evitadas, assim como essa que ocorreu há pouco em Brumadinho.

Sua morte, ainda que muito suspeita, nos faz lembrar do caso do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, que foi morto após denunciar um grande escândalo de corrupção do PT. Torcemos para que as vítimas do desastre sejam achadas com vida, e que os reais responsáveis sejam severamente punidos. Assim como, se houver, algum tipo de crime envolvendo a morte do ex-executivo, que paguem!

1 thought on “Caso Agnelli: Morte, denúncia de corrupção e demissão da Vale por Dilma

  1. Assim como eu, todos aqueles que vivem no mundo corporativo sabe que Agnelli era um executivo altamente respeitado no meio tanto é que no período em que esteve a frente da VALE a conduziu da forma mais excelente possível, e em se tratando de PT que é o berço de toda incompetência acompanhada de corrupção devemos suspeitar sim.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: